Alliance Française de Porto

 

Rua Santa Isabel, 88 - 4050-536 Porto - Tel : (00 351) 226 098 616 - 912 554 657 - E-mail : geral.porto@alliancefr.pt 

Informations complémentaires

Niveaux de compétences linguistiques

Six  niveaux de compétences linguistiques.

L'Organisation Internationale ALTE. ( www.alte.org ) a officiellement défini, pour l'Europe, six niveaux de compétences en langues étrangères : A1, A2 , B1,  B2, C1, C2.

 

Certifications

Des institutions agréées par ALTE élaborent des tests et des examens qui évaluent, selon ces niveaux et de façon rigoureuse et fiable, les compétences linguistiques des personnes qui s'y soumettent.  Seules ces institutions délivrent des certifications officielles, reconnues et exigées désormais par nombre d'universités et de grandes entreprises.

 

À Porto

L'Alliance Française de Porto prépare ses étudiants à ces examens et reçoit les inscriptions aux diverses sessions  organisées dans le Nord du Portugal.

 

Estimations de niveau 

Les tests de niveau dont l'Alliance Française de Porto propose la passation immédiate, sur demande individuelle ou à l'intention de ses nouveaux étudiants, ne permettent d'établir que des estimations de niveau par rapport aux compétences définies par ALTE.

Le tableau Nº 1 présente une description succinte 

des capacités linguistiques caractéristiques de chacun des six niveaux.

 

Les tableaux suivants, 2, 3 et 4, explicitent ces capacités 

en fonction des domaines d'activités : Vie sociale et Tourisme, Travail et Études.

Resumo em português

Capacités linguistiques générales

Capacités liguistiques explicitées en fonction du domaine "Vie sociale et Tourisme"

 

Capacités liguistiques explicitées en fonction du domaine "Travail"

 

Capacités liguistiques explicitées en fonction du domaine "Études"

                                                                                                                                                                                                                 Haut

Quadro Europeu Comun de Referência para as Línguas

 

Níveis Comuns de Referência – Escala Global

Utilizador

proficiente

 

C2

É capaz de compreender, sem esforço, praticamente tudo o que ouve ou lê. É capaz de resumir as informações recolhidas em diversas fontes orais e escritas, reconstruindo argumentos e factos de um modo coerente. É capaz de se exprimir espontaneamente, de modo fluente e com exactidão, sendo capaz de distinguir finas variações de significado em situações complexas.

C1 É capaz de compreender um vasto número de textos longos e exigentes, reconhecendo os seus significados implícitos. É capaz de se exprimir de forma fluente e espontânea sem precisar de procurar muito as palavras. É capaz de usar a Iíngua de modo flexível e eficaz para fins sociais, académicos e profissionais. Pode exprimir-se sobre temas complexos, de forma clara e bem estruturada, manifestando o domínio de mecanismos de organização, de articulação e de coesão do discurso.

Utilizador

independente

 

B2 É capaz de compreender as ideias principais em textos complexos sobre assuntos concretos e abstractos, incluindo discussões técnicas na sua área de especialidade. É capaz de comunicar com um certo grau de espontaneidade e de à-vontade com falantes nativos, sem que haja tensão de parte a parte. É capaz de exprimir-se de modo claro e pormenorizado sobre uma grande variedade de temas e explicar um ponto de vista sobre um tema da actualidade, expondo as vantagens e os inconvenientes de várias possibilidades.
B1 É capaz de compreender as questões principais, quando é usada uma linguagem clara e estandardizada e os assuntos lhe são familiares (temas abordados no trabalho, na escola e nos momentos de lazer, etc.) É capaz de lidar com a maioria das situações encontradas na região onde se fala a língua-alvo. É capaz de produzir um discurso simples e coerente sobre assuntos que lhe são familiares ou de interesse pessoal. Pode descrever experiências e eventos, sonhos, esperanças e ambições, bem como expor brevemente razões e justificações para uma opinião ou um projecto.

Utilizador

elementar

 

A2 É capaz de compreender frases isoladas e expressões frequentes relacionadas com áreas de prioridade imediata (p. ex.: informações pessoais e familiares simples, compras, meio circundante). É capaz de comunicar em tarefas simples e em rotinas que exigem apenas uma troca de informação simples e directa sobre assuntos que lhe são familiares e habituais. Pode descrever de modo simples a sua formação, o meio circundante e, ainda, referir assuntos relacionados com necessidades imediatas.
A1 É capaz de compreender e usar expressões familiares e quotidianas, assim como enunciados muito simples, que visam satisfazer necessidades concretas. Pode apresentar-se e apresentar outros e é capaz de fazer perguntas e dar respostas sobre aspectos pessoais como, por exemplo, o local onde vive, as pessoas que conhece e as coisas que tem. Pode comunicar de modo simples, se o interlocutor falar lenta e distintamente e se mostrar cooperante.